Na data de hoje ao fazer uma busca na internet por dieta, apresentar-se-á um resultado mostrando várias dietas diferentes, ficando difícil a tarefa de escolher uma.
O que é dieta?
São os alimentos consumidos que contêm todos os nutrientes para o corpo desempenhar bem a função metabólica. Por isso o risco de uma dieta ser restritiva demais, pois deixa-se de ingerir muitos nutrientes importantes. E se no dia a dia a alimentação já é ruim, então uma dieta mal feita pode trazer sérias consequências. Veja as finalidades da dieta.
Perda de peso
Essa dieta consiste em ingerir menos calorias que o recomendado diariamente, provocando um déficit calórico, possibilitando o corpo consumir as reservas de gorduras. Será realizado uma dieta com quantidades menores de alimentos ou retirado de alguns como o arroz.
Ganho de peso
O objetivo dessa dieta é aumentar o ganho de massa muscular sem aumentar a gordura corporal acima do recomendado, para não prejudicar a saúde. Nesse tipo de dieta será proposto uma ingestão de calorias acima do recomendado diariamente, com um consumo de maior de proteínas de carne magra por exemplo.
Diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides
Muitas pessoas tem o peso ou massa magra ideal porém tem o nível de colesterol e triglicérides altos, podendo causar sérios problemas no coração e riscos de acidente vascular cerebral. Será indicado uma dieta com restrição de gorduras e carboidratos, como frituras e doces.
Controle de alergias e intolerâncias
Alergia a proteína do leite, alergia ao ovo, ao glúten e intolerância à lactose por exemplo requer uma dieta imediata com restrição dos alimentos que causam o problema. Pode haver a necessidade de entrar com suplementos alimentares como complexos vitamínicos.
Controle de doenças
Algumas doenças como a gota, esteatose hepática (gordura no fígado), gastrite, e cálculos renais (pedras nos rins) requerem uma dieta especifica. Com a retirada de alimentos que agravam o problema. A gota por exemplo será indicada comer menos carnes vermelhas e salgadinhos.