Você quer 3 dicas simples para melhorar a saúde ? Abaixo segue uma orientação para você fazer um bom planejamento para esta finalidade. É bom lembrar que exigirá mudança de hábitos, mas não fique em pânico, ter um corpo saudável aumenta muito a disposição, diminui o cansaço, diminui também o estresse e deixa mais alegre. Os benefícios são muitos, vamos lá?
Você pode comer de tudo, conquanto que saiba o que está comendo de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, sódio e tantos outros aditivos.
Vamos por exemplo supor que você deseja perder peso e sua necessidade energética diária é 2100 calorias e estabelecer o seguinte cenário de alimentos que você consome em um dia:
O total de calorias ingerido é 2300 e você consumiu 200 calorias a mais do necessário, portanto o corpo vai armazena-la em forma de gordura, e também pode haver aumento dos níveis de colesterol, triglicérides (gordura no sangue), glicemia (açúcar no sangue) e ganho de peso.
A dica para você começar a avaliar sua alimentação é ler o rótulo dos alimentos, consultar um(a) nutricionista para te ajudar com a sua necessidade diária de calorias e te orientar na alimentação, usar um aplicativo a fim de ajudar a controlar o consumo diário e que mostre o valor nutricional dos alimentos.
Monitore sua alimentação, se comer um sanduiche no almoço, no jantar pode comer um omelete ou um pão integral com uma fatia de queijo light ou uma salada com peito de frango grelhado.
Tendo conhecimento do que se está comendo fica mais fácil fazer um controle da alimentação. Faça em 15 dias a anotação de tudo que você come por dia e depois some as calorias, gorduras, carboidratos, proteínas e sódio. Os resultados podem te surpreender e muito.
Sabe aquela moleza sem explicação, corpo lento, desanimo para fazer as coisas, dores pelo corpo, resfriado frequente, dificuldade para respirar? Pode ser somente falta de atividade física, afinal exercitar deixa o corpo esperto e leve.
Podemos dizer que existe quatro grupos de pessoas:
1 – As que não fazem nenhuma atividade física ou caminham muito pouco.
2 – As que praticam uma caminhada ou outra atividade física pelo menos uma vez na semana.
3 – As que se exercitam de duas a três vezes na semana em mais de uma atividade.
4 – As que exercitam mais de 3 vezes por semana em mais de uma atividade.
Exercitar-se é o conselho que quase 100% dos médicos orientam, pois trabalha o coração, circulação, musculatura, nervos, retira a tensão do corpo e aumenta os níveis de endorfina (hormônio que causa relaxamento).
Existem tantos tipos de atividades e inegavelmente uma combinará com você: caminhada, corrida, bicicleta, luta, futebol, vôlei, natação, tênis, pilates, escalada, dança. Pratique alguma, pois o importante é sair do sedentarismo.
Consulte um médico para que ele possa te orientar qual melhor atividade se encaixa no seu perfil e comece, se precisar levante mais cedo, aproveite o fim do dia, ou o fim de semana. A atividade física precisa ser incorporada na rotina semanal, ela é extremamente fundamental, digo isso porque ela ajuda quem tem problemas de circulação, coração, diabetes, estresse, dores no corpo, quem tem depressão, ansiedade. Claro que não é um tratamento contra essas doenças, mas é uma poderosa aliada.
Ir ao médico pelo menos uma vez no ano é necessário, se você planejar com antecedência não terá aquela sensação de tempo perdido, pois essa tarefa estará programada em sua agenda e você não deixará de fazer nada para realizar isso. Fale com ele sobre como melhorar a saúde e com certeza ele vai te ajudar mais ainda.
Manter consulta e exames de rotina em dia ajuda a prevenir doenças, e principalmente descobrir uma doença no estágio inicial. Surpreendentemente muitas pessoas têm em mente que fazer consultas e exames sem sentir nada não tem necessidade. E muitas acham que é perda de tempo. Eu digo que sem dúvida é um bom investimento para o futuro.
Com essas dicas simples para melhorar a sua saúde não espere um dia perfeito para começar, pois o momento perfeito é sempre o agora. Começar pode ser difícil porque não sabemos o que vai acontecer no futuro, e a insegurança pode vir, mas após começar, será adquirido a cada dia mais e mais experiências e criará um hábito, e todos esses três passos serão muito importantes para você, pois estará fazendo o certo e vai te deixar com a saúde em dia.
O monitoramento contínuo de glicose (MCG) é uma ferramenta essencial que oferece aos diabéticos uma…
A neuropatia diabética, uma complicação frequente e significativa do diabetes, compromete os nervos periféricos, resultando…
O hormônio T4 livre é um dos hormônios ativos produzidos pela tireoide e é responsável…
O TSH alterado é um exame frequente na prática clínica. Trata-se do hormônio estimulante da…
Curva Glicêmica para Gestantes: Entendendo os Valores Normais >>> É Obrigatório Fazer o Exame de…
O tema frutas que diabéticos podem comer costuma ser polêmico e deixar a cabeça das…