Trago hoje dicas de 5 alimentos bons para quem tem diabetes para quem quer se alimentar bem e ainda manter o diabetes sob controle.
O diabetes é a doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcares no sangue. A alimentação influencia fortemente no controle desses níveis.
Por isso é muito comum a dúvida dos pacientes sobre quais alimentos bons para quem tem diabetes, quais alimentos são ruins, o que comer mais e o que não pode comer.
Selecionei alguns alimentos que são muito indicados para quem tem diabetes e quer cuidar da sua saúde da melhor forma e, principalmente, sem deixar de comer.
É importante saber que um alimento isoladamente não é capaz de descontrolar o diabetes, pois o que vai determinar o controle mesmo é o contexto da alimentação de forma geral.
O que a pessoa come no dia a dia na maior parte do tempo, as quantidades habituais e a combinações dos alimentos ao longo do dia é muito mais relevante que um alimento em si.
Ovo
O ovo é um alimento versátil que pode ser consumido nas refeições principais e nos lanches também. Pode ser preparado de várias formas e ser combinado para melhorias nos sabores e conforme a preferência individual.
É formado por proteínas, gorduras e várias vitaminas e minerais, sendo, portanto, muito nutritivo. Não possui carboidrato, por isso não aumenta os níveis de açúcar no sangue após ser consumido. Sua composição favorece bastante a saciedade e ajuda a cumprir um planejamento alimentar saudável.
Peixe
O peixe é fonte de proteína com alto valor biológico e rico em gorduras boas, que previnem doenças cardiovasculares. Pessoas com diabetes tem maior risco de desenvolver alterações do colesterol e triglicérides, infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
O consumo regular e frequente de peixe ajuda a reduzir o risco dessas doenças. Além disso, o peixe não possui carboidrato em sua composição e também não aumenta o açúcar do sangue.
Batata
A batata inglesa é um vegetal do grupo dos carboidratos. Mas então ela aumenta o açúcar do sangue?
Bom, uma série de alimentos comuns no nosso dia a dia inevitavelmente tem carboidratos e, com isso, tem risco de aumentar a glicose do sangue.
O segredo está na porção. Isso significa na quantidade que vai ser consumida. Alguns alimentos têm uma quantidade maior de carboidratos em uma pequena porção.
Outros alimentos tem menor quantidade e, assim, permite que possamos consumir uma quantidade maior do alimento que vai levar a maior saciedade.
É o caso da batata inglesa. Para a mesma quantidade dos alimentos, a batata tem menos quantidade de carboidrato e calorias que o arroz por exemplo.
Assim, podemos comer maior quantidade de batata que de arroz para uma mesma quantidade de carboidratos total. Isso é importante para quem tem diabetes porque vai dar mais saciedade e, com isso, contribui para a constância na alimentação saudável.
Claro que não significa que a batata pode ser consumida exageradamente. Ela é um dos alimentos bons para quem tem diabetes dentro da proporção adequada, o que deve ser avaliado para cada pessoa individualmente.
Aveia
A aveia é um alimento fonte de carboidrato que também tem em sua composição uma quantidade significativa de proteínas. Isso faz com que seu índice glicêmico seja menor.
Ou seja, a velocidade com que a aveia faz aumentar o açúcar no sangue é menor em comparação com outros alimentos como por exemplo a tapioca.
Veja bem. Também não quero dizer que quem tem diabetes pode comer aveia a vontade. A quantidade também precisa ser avaliada para cada pessoa de forma individual, mas com certeza é um dos alimentos bons para quem tem diabetes comer e manter a glicemia (açúcar do sangue) sob controle.
Morango
O morango é uma fruta vermelha rica em vitaminas, minerais, água e antioxidantes, que são importantes para promover a saúde do corpo e da mente.
Além disso, ele não tem muitos carboidratos. As frutas, de um modo geral, são fontes de carboidratos. Eles possuem açúcar naturalmente: a frutose.
Por isso, frutas não podem ser consumidas a vontade, como é o caso da maioria dos legumes, esses sim tem, em geral, pouca quantidade de carboidratos e também de calorias.
Dentre as diferentes frutas, algumas têm menor quantidade de carboidratos como é o caso do morango. Ele também tem pouca quantidade de calorias por porção, o que permite consumir uma quantidade de fruta boa pra promover a saciedade e, dessa forma, pode ser usado em todas as refeições.
Existem mesmo alimentos bons para quem tem diabetes?
Sim. Como vimos quem tem diabetes podem ser alimentar muito bem. Muitos pacientes simplesmente falam que “então não posso comer mais nada”. Outras pessoas também vivem dizendo “quem tem diabetes não pode comer nada”. Isso não é verdade.
O fato é que precisamos conhecer mais sobre alimentação saudável, os alimentos bons para quem tem diabetes e o alimentos que precisam ser evitados. Existem ainda vários outros exemplos que você pode procurar saber e experimentar tê-los no seu dia a dia.