Descobri que tenho diabetes, o que fazer?

Descobri que tenho diabetes! Não sabe o que fazer? Veja aqui dicas para cuidar do controle do diabetes e viver com mais saúde

 

Descobri que tenho diabetes! Se você acabou de fazer exames e descobriu dessa forma que está com diabetes, veja essas informações. Você deve aprender a lidar com esse diagnóstico e cuidar da sua saúde da melhor forma. Diabetes é uma doença difícil, mas é possível controlar de forma adequada e viver bem com diabetes.  

O diabetes mellitus é uma doença comum, e está aumentando a quantidade de diagnósticos positivos, já que está tendo um aumento do tempo de vida das pessoas, e a alimentação não está muito saudável. Há falta de realização de atividades físicas regulares, aumento do estresse e outros vários fatores. Realiza-se o diagnóstico, afinal, através de exames de sangue que visualizam o açúcar no sangue: 

  • Glicemia de jejum 
  • Hemoglobina glicada 
  • Teste oral de tolerância à glicose (curva glicêmica) 

O diabetes se caracteriza por aumento da glicose (açúcar) do sangue, podendo ser assintomático (sem sintomas). Ou, inesperadamente, pode manifestar sintomas quando está em níveis muito altos, como: 

  • Cansaço 
  • Visão embaçada 
  • Fraqueza 
  • Aumento da quantidade de urina (xixi) 
  • Aumento da fome  
  • Perda de peso não intencional (sem dieta)  
  • Eliminação de açúcar na urina (podendo até juntar formigas)

Descobri que tenho diabetes: fazer consulta médica  

Ao descobrir a doença é importante fazer, primeiramente, uma consulta com um médico especialista em endocrinologia. Realizar exames complementares, avaliar a gravidade do caso e o melhor tratamento.  

Pessoas com diabetes devem fazer consulta médica com regularidade, inicialmente de 3 em 3 meses em média, podendo espaçar posteriormente. Nas consultas faz-se a avaliação do uso dos medicamentos, seus benefícios e riscos e possíveis ajustes para o paciente se sentir bem, a fim de chegar a um bom controle dos exames.

Os exames devem incluir as metas adequadas dos controles da glicose (açúcar no sangue), e também, além disso, exames relacionados aos rins, fígado, colesterol, vitaminas, hormônios e exame de urina.  

Tratamento do diabetes

Se você descobriu que tem diabetes agora, não se preocupe, procure informar-se da melhor forma possível e realizar seu tratamento que ficará bem controlado. O diabetes tem tratamento adequado e se bem realizado é possível manter a glicemia sob controle. E é possível viver sem complicações nos órgãos como visão, rins, nervos e coração.  

Existem várias medicações para tratamento do diabetes e o melhor vai depender de cada paciente. O médico assistente faz uma análise individualizada. Geralmente é necessária uma associação de dois ou mais tipos de medicamentos para melhorar o controle da glicemia ao longo do tempo. Isso deve ser feito de acordo com os novos exames que vão sendo realizados.  

Descobri que tenho diabetes: fazer mudança de estilo de vida  

Descobri que tenho diabetes! Não sabe o que fazer? Veja aqui dicas para cuidar da alimentação para controle do diabetes

Além do tratamento com medicamentos, é muito importante a mudança de estilo de vida para controle da glicemia com melhora da alimentação e, ao mesmo tempo, realização de atividade física regular. A alimentação para controle da glicemia deve ser a base de alimentos naturais como frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras, e deve ter as quantidades dos alimentos controlada e ajustada para a necessidade de cada paciente. 

Consulta com nutricionista 

Por isso, ao descobrir o diabetes também é importante uma avaliação e acompanhamento com um nutricionista para prescrição de um planejamento alimentar de forma individualizada.   

Exercícios físicos 

A atividade física regular é muito importante para o controle da glicemia, pois durante os exercícios os músculos consomem a glicose do sangue, além de ajudar no controle do peso, da pressão arterial, do colesterol, da circulação, do estresse e vários outros benefícios.  

O diabetes é uma doença crônica, o que significa que ela não tem cura, mas é possível o controle ao longo dos anos com o tratamento adequado. Quando se descobre no início pode até ser revertida com um tratamento bem realizado, prevenindo que se manifeste por muitos anos.  

Tratamento com cirurgia  

Quando associado a obesidade importante, também podemos tratar o diabetes também através da cirurgia metabólica (cirurgia bariátrica), em que há grande redução do excesso de peso, de tal forma que, com isso, há uma grande melhora da glicemia, podendo reverter o diabetes.

Para isso, o médico assistente deve avaliar caso a caso. E ele vai orientar a melhor forma de emagrecer de forma saudável.

Descobri que tenho diabetes: ter persistência no tratamento  

Portanto, se você descobriu que tem diabetes, procure um médico para acompanhar seu tratamento, realize os exames solicitados, procure um nutricionista para ajudar na melhora da alimentação, comece a fazer exercícios físicos, e seja persistente no tratamento, seguindo todas as orientações você terá uma vida saudável. 

A Sociedade Brasileira de Diabetes disponibiliza no seu site várias informações para os pacientes com diabetes.

1 comentário em “Descobri que tenho diabetes, o que fazer?”

Deixe um comentário

plugins premium WordPress