Tenho tireoide?

Tenho tireoide? Descubra aqui informações sobre a nossa glândula chamada tireoide, responsável pela produção de hormônios e regulação do corpo e do metabolismo.
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada no pescoço

Estou achando que tenho tireoide! Quer saber se tem ou não? Descubra aqui informações sobre a nossa glândula chamada tireoide, responsável pela produção de hormônios e regulação do corpo e do metabolismo.

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, que produz os hormônios tireoidianos, os quais agem em todo o nosso organismo a fim de que tenha um funcionamento normal e equilibrado. A glândula tireoide é normal e todo mundo tem, por isso o correto não é falar “tenho tireoide” e sim “tenho doença da tireoide”.

Tenho doença da tireoide?

Existem várias doenças que podem acometer a tireoide quer alterações do seu funcionamento quer da sua estrutura. As causas das doenças da tireoide são várias como causas genéticas (herança familiar) e principalmente autoimunes (pela produção de anticorpos que atacam a própria tireoide).

O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireoide. Esta doença impede que ela tenha um funcionamento correto, havendo redução do seu funcionamento e posteriormente redução dos hormônios da tireoide. Já o hipertireoidismo é a doença em que o funcionamento da tireoide está aumentado, com aumento dos hormônios da tireoide.

Exames para avaliar doenças da tireoide

Tenho tireoide? Descubra aqui informações sobre a nossa glândula chamada tireoide, responsável pela produção de hormônios e regulação do corpo e do metabolismo.

Para saber se você tem hipotireoidismo é necessário fazer uma consulta médica e, então, exames de sangue para investigação dos hormônios da tireoide:

  1. TSH
  2. T4 livre

Já para saber se você tem hipertireoidismo é necessário fazer os seguintes exames de sangue:

  1. TSH
  2. T4 livre
  3. T3 total

De acordo com a história clínica identificada na consulta são necessários outros exames de sangue para avaliação de causas de doenças da tireoide como:

  1. Anti tpo
  2. Anti tireoglobulina
  3. TRAB

Não se assuste com esses nomes dos exames, são nomes técnicos, mas que o médico saberá explicar perfeitamente para você, e não há a necessidade de você saber como eles funcionam, o importante é o resultado que eles mostram.

Outras doenças que podem acometer a tireoide são o bócio e a doença nodular da tireoide. Nessas doenças a tireoide tem o tamanho aumentando de forma geral ou o desenvolvimento de nódulos na sua estrutura.

Para saber se você tem bócio ou doença nodular da tireoide é necessário fazer um exame de imagem que é principalmente a ultrassonografia de tireoide. Esse exame avalia o tamanho e as características estruturais da tireoide e das estruturas do pescoço ao redor dela.

Para saber se você tem doença da tireoide deve procurar um médico clinico ou endocrinologista para realização de consulta, com avaliação da história clínica e exame físico, e solicitação dos exames complementares mais adequados e de conformidade com seu caso.

As doenças da tireoide podem ser silenciosas e assintomáticas, por isso muitas vezes os exames podem ser solicitados por seu médico em sua consulta de rotina para prevenção e tratamento precoce de doenças comuns.

Sintomas

As doenças da tireoide também podem causar vários sintomas. O hipotireoidismo pode causar cansaço, sonolência, pele seca, ganho de peso, queda de cabelo, unhas frágeis e intestino preso.

O hipertireoidismo, em contrapartida, pode causar agitação, nervosismo, coração acelerado, insônia, aumento do suor na pele, perda de peso e queda de cabelo. O bócio pode levar a aumento do volume na região do pescoço abaixo da mandíbula, conhecido como papo.

Em caso de suspeita de você ter alguma doença da tireoide ou se tem algum familiar próximo com alguma doença da tireoide procure seu médico e peça para fazer os exames que ele te recomendar. Se vier alguma alteração não se preocupe, pois, as doenças da tireoide têm tratamento eficaz e, fazendo o tratamento necessário, sua tireoide ficará bem controlada.

Sempre retire suas dúvidas com seu médico de confiança e procure informações relevantes de órgãos oficiais como o Departamento de tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress