Receitas para congelar marmitas

Congelar marmitas pode ser uma ideia interessante, visto que pode economizar tempo, dinheiro e também é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável. Muitas pessoas já são adeptas a essa modalidade. Se você que fazer um teste e descobrir as vantagens, vou dar umas dicas de receitas para congelar marmitas.

Eu sou adepta dessa modalidade. Eu e meu esposo fazemos refeições congeladas desde março de 2022. Preparamos as refeições atualmente no sábado pela manhã para 4 dias geralmente.

Quem pode congelar marmitas?

Congelar a comida para consumir durante a semana pode ser bom para umas pessoas e para outras pode não ser muito benéfico. Em casas que têm muitos filhos ou pessoas que necessitam de uma alimentação mais especial fica mais difícil. E existem ainda pessoas resistentes a comer comidas preparadas há alguns dias.

aprenda receitas para congelar marmitas usando cenoura, inhame, batata e frango.
Marmita congelada é uma ótima opção para comer de forma saudável

Esta opção é ótima para quem trabalha muito, quem estuda e trabalha ou simplesmente não quer todo dia ter que preparar refeições quando chegar a noite em casa ou durante o dia. Para casais, pessoas que dividem residência ou que moram sozinhas pode ser muito bom.

Para nós os maiores benefícios foram economia de tempo durante a noite, já que preparávamos durante a noite a refeição daquele momento e já fazia a separação para o almoço do outro dia. Ao chegar em casa era a dificuldade de escolher o cardápio, preparar a carne, lavar as vasilhas e guardar após secas. E ainda precisávamos dividir o tempo com atividades físicas e organização da casa.

Percebemos que é uma ótima maneira de comer mais controladamente, pois as porções são sempre iguais e sempre colocamos bastante legumes. E outra vantagem foi uma economia na compra de carnes e legumes.

As refeições da noite ficaram mais simples, práticas e saudáveis. Preparamos por exemplo saladas, omeletes, tapiocas e sopas.

Como preparar as refeições

O primeiro passo é se programar. É importante comprar antecipadamente todos os itens necessários. Fazer uma lista de compras ajuda bastante. Conhecer algumas receitas também pode ser muito útil, principalmente para quem está começando e não tem uma experiência adquirida ainda.

Escolher um dia na semana para preparar as refeições ajuda a ter mais organização, pois naquele dia você terá toda a atenção votada para esse trabalho. Nós escolhemos o sábado, pois é um dia em que estamos tranquilos e já aproveitamos o fato de ter que preparar o almoço para o sábado. Mas pode ser a noite ou no domingo também. Tem que ser um dia que seja tranquilo para você.

Quais as melhores receitas para congelar marmitas?

O tradicional arroz e feijão é ótimo para congelar. Você pode preparar arroz branco ou integral por exemplo, se for arroz integral é bom deixar ele mais seco e esfriar antes de colocar na marmita. O arroz integral costuma juntar um pouco de água após o processo de descongelamento, mas nada que atrapalhe a experiência.

O arroz é um ingrediente ótimo para usar em receitas para congelar marmitas. Use uma balança para controlar a quantidade.
As marmitas podem ser montadas controlando o peso de cada item.

Outro ingrediente é o grão de bico. Cozinhe ele mais ao dente e congele. Quando estiver montando as marmitas retire o grão de bico do congelador e acrescente junto como os outros intens. Para preparar o grão de bico deixe ele hidratando por cerca de 8 a 10 horas em bastante água e cozinhe por 10 minutos na panela de pressão.

Receitas para congelar marmitas: carnes

As carnes certamente não podem faltar, existem muitas opções para quem não é vegetariano ou vegano.

Carne de panela e carne moída

Pode ser o patinho ou músculo por exemplo. Cozinhe a carne com menos sal, pois no processo de congelamento o sal tende a realçar bastante. Adicione na carne legumes como cenoura e batata, mas tome cuidado para esses legumes não ficarem muito cozidos.

Para preparar a carne moída use o patinho ou acém por exemplo. Prepare a carne sem adicionar muito sal, e não deixe que que ela fique muito seca na panela, deixe-a mais úmida. Use temperos como páprica, pimenta, chimichurri, alho e cebola.

Carnes podem ser usadas para preparar almôndegas, carne de panela e carne moída.
Carne de panela, strogonoff, carne moída e almôndegas são ótimos para congelar em marmitas prontas.

Almôndegas

Você pode comprar o patinho e moer junto com um pouco de bacon, pois como o patinho é uma carne mais magra, fazer as almôndegas só com ele podem deixa-las secas.  Nós usamos o acém ou o músculo para fazer e não adicionamos bacon, pois são carnes com mais teor de gordura.  Existem também as almôndegas prontas nos açougues e mercados, mas não recomendo muito.

Tempere a carne para a almôndega com sal, pimenta, cebola picadinha e alho, mas pode usar outros temperos. Cozinhe a carne em uma panela no fogo de médio para baixo e não deixa ficar muito seca. Para montar as almôndegas eu gosto de deixar a carne mais resfriada, pois ela numa temperatura mais alta fica mais difícil fazer as almôndegas.

Outro processo é congelar as almôndegas ainda cruas e usar a air fryer para prepará-las. Retire elas do congelador e leve direto para a air fryer por cerca de 10 a 12 minutos a 160 graus. Não use a temperatura muita alta, pois podem ficar ressecadas por fora.

Peito de frango grelhado e coxa e sobrecoxa de frango

O peito de frango é ótimo para usar nas receitas para congelar marmitas, pois ele não fica seco ao congelar e descongelar, tente deixar ele mais macio durante o preparo, sem dourar muito. Tome também cuidado com o sal. Temperamos o peito de frango com sal, alho, pimenta e açafrão. Antes de temperar eu deixo o frango submerso em água com limão por 5 minutos. Uso um limão grande para 1 litro de água.

A coxa e sobrecoxa de frango podem ficam ótimas preparadas no forno elétrico, ou se preferir pode desossar e grelhar. São carnes macias. Eu e meu esposo desossamos e temperamos com sal, pimenta, maionese, pimenta e açafrão e cozinhamos em um tabuleiro com legumes como a batata, cenoura e abobora cabutiá por exemplo.

Strogonoff de carne e de frango

São receitas ótimas para congelar, fica uma delícia. Você pode usar o filé mignon ou substituir por patinho se for strogonoff de carne. Se for o patinho você pode usar a panela de pressão para cozinhar ele, pois é uma carne mais dura que o filé mignon, e selar uma grande quantidade pode dar trabalho. Não use muito sal no strogonoff.

Para o strogonoff de frango use o peito de frango picado em cubos. Frite em uma frigideira até ficar dourado usando óleo, azeite ou misturando azeite e manteiga. Os ingredientes adicionais tanto para o strogonoff de carne e de frango são ketchup, mostarda, creme de leite, temperos como a pimenta do reino, alho e cebola. Algumas receitas acrescentam tomate e molho inglês.

Use o peixe nas receitas para congelar marmitas

A tilápia feita na air fryer e grelhada na frigideira fica ótima. Temperamos com limão, pimenta do reino e sal. Para grelhar na frigideira adiciona-se azeite e fogo médio. Na air fryer regule a temperatura em 180 graus por cerca de 15 minutos. O salmão também é um peixe saboroso para grelhar.

Já testamos bife bovino, coxinha da asa de frango, linguiça suína e de frango. Percebemos que essas carnes ficam mais secas após o descongelamento.

Receitas para congelar marmitas: legumes

Existem muitos legumes que são ótimos para usar: cenoura, batata inglesa ou rosa, batata doce, chuchu, abobora verde e madura, vagem, inhame e beterraba. É importante que o cozimento dos legumes seja ao dente, pois no processo de congelar eles acabam ficando um pouco mais moles. E sempre deixe com pouco sal.

A cenoura é um ótimo leguma para ser usado em receitas para congelar marmitas.
A cenoura é muito versátil: pode ser preparada no forno, no vapor e na air fryer.

Legumes no vapor, ao molho e refogados

Use a batata e cenoura picadas em forma de palitos, mais ou menos da espessura do dedo mínimo ou anelar e cozinhe no vapor. Faça também a vagem no vapor. Sempre lembrando do cozimento ao dente.

Após cozidos você pode temperar com orégano, pimenta, salsa, coentro, azeite e um pouco de sal. Ou se preferir pode passar os legumes cozidos em uma panela com manteiga derretida e alho triturado e temperar após esse processo.

Molho de abóbora verde ou madura, inhame, chuchu e até batata inglesa ficam saborosos. Lembre-se sempre de deixar ao dente e moderar no sal. Você pode deixar com mais ou menos caldo, depende de como você gosta de comer, mas seja como for o sabor será muito bom.

Refogue chuchu, vagem e abóbora verde picadinhos em azeite ou óleo com pouca água, temperando com alho, sal e pimento do cheiro. Deixe também ao dente.

Legumes no vapor, air fryer ou no forno

Corte em rodelas ou pedaços da grossura do dedo polegar cenoura, abobora madura, batata inglesa, batata doce e berinjela. Após picar tempere tudo junto em uma vasilha grande usando páprica, pimenta do reino, azeite e um pouco de sal e leve para a air fryer a 180 graus até que fiquem dourados. De vez em quando pare e mexa os legumes, pois desse modo evita-se queimar por cima.

Batata, chuchu e abóbora são ótimos cozidos no vapor, air fryer ou forno.
Chuchu, batata, abóbora madura podem ser preparados no forno ou na air fryer

Esses mesmos legumes podem ir ao forno junto com coxa e sobrecoxa de frango. Nesse sentido coloque os legumes por baixo e o frango por cima, coloque também entre os espaços do frango. Não coloque os legumes cobrindo o frango, pois pode impedir de dourar. Leve ao forno por cerca de 90 minutos sem cobrir com papel alumínio. O tempo no forno pode variar, mas o ponto é até secar a água que acumula na fôrma.

Outros dois itens que podem fazer parte do cardápio é o brócolis e a couve flor. Cozinhe-os no vapor e tempere com orégano, sal e azeite, mas lembre de deixar o cozimento mais ao dente.

Montagem das marmitas

O ideal é colocar as porções separadamente, mas não há problemas em ficarem juntas, ou uma por cima da outra. Use uma vasilha de plástico próprio para freezer e micro-ondas ou uma vasilha de vidro. Deixe esfriar bem antes de tampar e levar ao freezer para congelar. Tampar quente faz acumular muita água.

Para consumir retire do freezer pelo menos 12 horas antes de aquecer, mas o ideal é deixar descongelando naturalmente dentro da geladeira. Meu esposo retira da geladeira a noite antes de deitar e no serviço ele coloca fora da geladeira.

Prepare saladas para acompanhar as marmitas. Infelizmente saladas não ficam bem congeladas. Mas são práticas e rápidas de preparar.

Invente novas receitas para congelar marmitas

Essas ideais de receitas nós já fizemos, e portanto podemos dizer que são ótimas receitas para congelar marmitas. Faça você também experiências com outras formas de preparo, com novos ingredientes. Na dúvida prepare em pouca quantidade para fazer testes. E se não ficar bom não fique pensando que errou, você apenas descobriu uma maneira que não fica bom.

Se você preparou uma receita diferente, compartilhe para que possamos passar essa dica para outras pessoas.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress