Você sabia que os benefícios de caminhar e correr vão muito além de perder peso? De acordo com diversos estudos realizados, a prática de caminhar e correr são excelentes exercícios cardiorrespiratórios que promovem gasto energético e, consequentemente, a queima de calorias.
Caminhar ou correr podem trazer muitos benefícios para o coração, circulação, para quem tem pressão alta, problemas de respiração como bronquite e asma. Promove também uma melhora na qualidade do sono, contribui para a diminuição da ansiedade e estresse, estimulando uma considerável melhora na saúde mental.
Começar é importante
Existem muitos bons motivos para a saúde para você começar a fazer uma atividade de correr ou caminhar. Mas também existem motivos ruins que afetam a saúde negativamente que a falta de atividade física pode causar. Por isso é importante começar, ficar sem fazer nada é a pior escolha.
O corpo humano não foi feito para ficar parado, ele sentirá efeitos ruins se não for submetido a uma rotina de exercícios. Efeitos como cansaço físico e mental, dificuldades em respirar, suscetibilidade a várias doenças, inclusive afetando diretamente o coração.
O coração é um órgão que precisa ser submetido a esforços físicos para ficar fortalecido, pelo contrário ficará sempre mais fraco. E quando você precisar fazer um esforço grande, o coração poderá ter dificuldades em bombear sangue suficientemente para suprir as necessidades de oxigênio.
Diante de tantos prejuízos que a falta de atividade física traz, decerto ficar parado não deve ser uma opção. Você pode olhar para os prejuízos que vai ter e comparar com os benefícios que vai receber. Sem dúvidas a balança sempre vai pender para você caminhar ou correr.
Mesmo sentindo dor o ortopedista me orientou a caminhar
Eu estava sentido umas dores na lombar e fui procurar um ortopedista, e propus a ele que deveria ficar sem exercitar por alguns dias para ajudar a melhorar. Entretanto ele me retirou essa ideia, dizendo que os benefícios oriundos da prática de exercícios são muito importantes para deixar de fazer. E ainda completou que é melhor sentir uma dor ao caminhar do que não sentir dor e ficar sem caminhar.
Claro que eu segui a orientação de um profissional. É o que você sempre deve fazer diante de um problema de saúde. Sempre é o médico que irá te prescrever o melhor exercício e dizer se deve ou não continuar.
Quando você se matricular em uma academia ou uma equipe de treinos de corrida lhe será exigido uma avaliação médica para saber se você tem condição ou não de fazer aquele tipo de atividade. Está aí uma ótima maneira de começar a caminhar ou correr. Faça uma consulta para checar seu estado de saúde e saber diretamente do médico qual o melhor exercício para você.
Siga exemplos
Meu esposo sempre conta que começou a correr depois de um dia brincar com um sobrinho dele e sentir um cansaço incomum, com dificuldades em respirar. E além do mais ele tem um refluxo moderado.
Lembro-me que quando comecei a correr motivada por ele, eu não conseguia correr 400 metros seguidos, pois o coração acelerava, pernas ardiam e faltava ar. Mas com o tempo eu conseguia correr 5 km sem parar, já não sentia o coração tão acelerado e percebia que ele logo voltava aos batimentos normais. Eu também respirava tranquilamente durante toda a corrida.
Se de 5 km eu quisesse correr 10 km no outro dia com certeza experimentaria aquelas mesmas sensações de quando comecei a correr. Pois meu corpo não estava preparado ainda para um aumento de intensidade ou de distância.
Existe um filme, clássico do cinema ,chamado Forrest Gump, que mostra um homem que com a corrida se libertou de um sério problema de locomoção. Então a partir desse momento ele adquiriu o hábito de correr, corria para alcançar um amor que parecia tão distante.
Meu esposo começou a correr para acabar com o cansaço excessivo e melhorar o refluxo, eu comecei a correr para queimar gorduras armazenadas. Eu sempre oriento os meus pacientes a começar a fazer caminhada, pois sei que aliada ao tratamento será ótimo para controlar a diabetes. E praticando a corrida ou caminhada com certeza vai trazer motivação para se alimentar com mais equilíbrio.
Fico triste quando em outra consulta eles dizem que não fizeram porque faltou tempo. Vejo que alguns até pioraram a situação de saúde. E fico mais triste ainda quando decidiram a se exercitar porque o diabetes já causou sérios problemas nos olhos ou rins.
Caminhar e correr para melhorar a saúde mental e corporal
Um dos ótimos benefícios de caminhar e correr é experimentar uma melhora da saúde mental. Contribuindo para a felicidade, melhora do sono e promovendo a diminuição do estresse e tensão.
Essa melhora pode acontecer pois o corpo vai liberar hormônios que atuarão diretamente nessas áreas. Por isso só quem corre consegue descrever o prazer recebido, porque há processos químicos desencadeados.
Além disso são produzidas substâncias que ajudam o corpo a passar por situações de estresse. Que contribuem para a regeneração das células e que ajudam regular o ciclo biológico. Pessoas que não realizam nenhuma atividade física são mais propensas a experimentar uma tensão muscular, dores de cabeça e no corpo. E em situações de estresse sentirão o coração mais acelerado e com mais demora em voltar aos batimentos normais.
Correr ou caminhar pode diminuir a ansiedade e seus efeitos. Ao longo do dia vamos acumulando muitos momentos que acabam sobrecarregando o cérebro, é como se fosse muitas informações chegando para ele processar, há uma sobrecarga e ele fica mais lento. E quando esses momentos são negativamente fortes o cérebro também armazena essas informações e em excesso elas prejudicam.
Correr ou caminhar alivia o cérebro dessas tensões. Enquanto se está praticando essas atividades você esquece as situações ruins e propicia um momento para o cérebro processá-las, dando assim um alivio. Correr ou caminhar não resolve os problemas, mas contribui para esses problemas não se tornarem angustiantes demais.
Sempre que meu esposo está tenso, preocupado ou ansioso ele vai correr, e quanto mais ele corre mais ele sente bem.
Não ignore os benefícios de correr e caminhar
Em toda consulta com cardiologista, endocrinologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, angiologista, pneumologista e muitos outros especialistas eles te orientaram a fazer atividade física. Não importa a sua idade. Eles fazem isso pois sabem que existem inúmeros estudos publicados no mundo que mostram os benefícios de caminhar ou correr. Sabem também os efeitos devastadores que o sedentarismo traz ao corpo.
Os profissionais de saúde sabem que a atividade física traz uma mudança de comportamento mental e corporal, e essa mudança aliada a um medicamento potencializa o tratamento de uma doença.
Portanto, caminhar ou correr não deve ser uma opção, mas um dever para você. Se não consegue fazer devido uma limitação física sempre existirá um que se adapte a sua realidade.
Procure um médico para te ajudar, ele estudou muitos anos para compreender o corpo humano, então ele está muito preparado para te ajudar a começar.
Lembre-se, ficar parado não pode ser uma opção.