Você é daquelas pessoas ou conhece uma pessoa que tem o hábito de consultar só quando sente dor? Saiba que esse hábito é uma decisão ruim que uma pessoa pode tomar. A melhor decisão é tentar prevenir o pior com consultas e exames de rotina.
Certa vez ouvi uma pessoa dizer que não vai ao médico, pois quando vai começam a fazer exames de tudo quanto é jeito. Começa a aparecer um tanto de coisas para fazer e acaba ficando muito tempo fazendo consultas e exames.
Dois tipos de pessoas
Esse fato pode realmente ser verdade, mas não se assuste. Podemos basicamente dizer que existem dois tipos de pessoas:
Pessoas prevenidas com a saúde – são as pessoas que vão ao médico regularmente para checar a saúde, fazem exames de rotina. Essas são as pessoas que não esperam o pior bater à porta para saírem desesperadas atrás de uma solução.
Pessoas não prevenidas com a saúde – são as pessoas que vão ao médico somente quando surge uma dor forte ou um problema mais grave. Mas mesmo assim, muitos ainda tentam resolver esses problemas de um jeito caseiro, com leituras na internet, vídeos, dicas de parentes ou amigos. Por mais que a intenção dessas pessoas sejam as melhores elas não têm o preparo que um médico possui. E a situação pode ficar pior ainda.
Certa vez um parente meu fez um corte grande no pé e não quis ir ao médico, como solução fez um corte no calçado para ir trabalhar. Simplesmente ignorou o risco de uma infecção forte ou o corte ter afetado um nervo podendo ter uma sequela permanente.
Se não for só quando sente dor, qual o período ideal para fazer consulta?
A melhor frequência para visitar um médico deveria sempre ser determinada pelo próprio médico, mas para isso acontecer você deve ir uma primeira vez. Se o médico após avaliação clínica e exames concluir que seu estado de saúde é bom, provavelmente vai te orientar a fazer nova consulta no prazo de um ano. Mas se existir algum problema ele poderá diminuir esse prazo para 6 meses ou até mesmo um prazo bem menor, tudo depende de como o seu corpo está.
Uma visita regular ao médico deveria fazer parte da nossa rotina, pois esperar aparecer um problema para tomar essa iniciativa aumenta as chances de ter outros problemas atrelados. E com certeza o médico te encaminhará para um ou mais especialista e você terá que fazer outros tipos de exames. Como tem muita coisa acumulada então serão muitos exames mesmo, e exigirá muita paciência para fazer todos.
Para melhor entendimento podemos fazer uma comparação com um carro.
Funcionamento do corpo – sincronia perfeita
Pense num carro, em seu manual já está definido de quanto em quanto tempo deve fazer revisão como troca de óleo, troca de filtros de óleo e combustível, checagem dos amortecedores, checagem do motor a fim de não aparecer um problema e devido a esse problema irem surgindo outros.
No automóvel tudo é uma engrenagem perfeita, se não trocar um filtro de óleo no tempo certo então ele pode romper e permitir a passagem de sujeiras. Essas sujeiras podem parar no pistão do motor, fazendo-o arranhar, e esses arranhões podem desgastar a peça onde o pistão encaixa. Como consequência começa a vazar óleo, e pode ter o risco do motor parar. Quando você for pensando em trocar só o filtro vai ter uma surpresa muito desagradável, terá que deixar o carro mais tempo parado na oficina e gastar muito mais dinheiro que o previsto.
Consultar só quando sente dor: um problema atrás do outro
Com o nosso corpo é bem parecido, as consultas e exames de rotina são para detectar um problema e corrigir antes que ele provoque outros. Vamos imaginar que você comece a ter um problema de pressão alta e não fica sabendo pois não faz consultas de rotina. Com isso você não corrige a pressão alta usando um medicamento. E como consequência da pressão alta por muito tempo você começa a sentir constantemente dores fortes de cabeça e resolver procurar um médico.
No médico você descobre que a pressão alta pode ter afetado o coração deixando-o mais fraco. O clínico vai te encaminhar para o cardiologista e este pedirá exames mais detalhados do coração. E devido o coração estar mais fraco pode surgir problemas de circulação e devido a má circulação vai ter problemas de retenção de líquidos.
A retenção de líquidos pode fazer surgir inchaço nas pernas e pés, e o cardiologista vai te encaminhar para um médico especialista em angiologia e com certeza terá que fazer mais exames. Ou seja, um problema gera muitos outros problemas e com isso surge assim a necessidade de fazer muitos exames, gastar mais e tomar mais medicamentos.
Planejando posso determinar o melhor momento de consultar
Nada melhor em nossa vida que fazer bom planejamento em todas as áreas, e a saúde merece também esse planejamento. Dedique um tempo para uma consulta, com certeza é um bom investimento. Se você é muito ocupado pense no seguinte: se eu não parar para fazer uma consulta hoje, mais tarde eu vou ter que parar mesmo sem querer, pois em algum momento o corpo vai reclamar por causa de um sério problema.
Imagine que agora você pode procurar um tempo que menos te atrapalhe. Mas se for depois, talvez o seu corpo pode reclamar no momento de assinar um importante contrato, de visitar um cliente ou investidor, e se eles estiverem também sempre na correria então não podem esperar você resolver seus problemas de saúde. Já pensou ter que cancelar uma viagem, não poder ir a uma entrevista de um emprego ou não poder comparecer a uma festa?
Tenha responsabilidade com sua saúde
Programe-se, sua saúde deve ser repensada seriamente, ela não é algo que você pode simplesmente ir empurrando e fazer quando dá. Agindo assim o risco de pagar um preço alto será muito grande. Com saúde não se brinca, leve-a a sério e tenha mais responsabilidade. Não deixe para ir consultar só quando sente dor, você merece esse cuidado de sua parte, afinal você é importante para muitas pessoas.
Programe-se e tenha uma boa consulta.