Curva Glicêmica para Gestantes: Entendendo os Valores Normais
A primeira questão que surge ao falar sobre a curva glicêmica para gestantes diz respeito aos valores normais. Afinal, o que é considerado dentro da faixa adequada?
O exame apresenta resultado de 3 valores, e os seus respectivos valores considerados normais correspondem a:
- Glicemia de jejum: menor que 92
- Glicemia após 1 hora: menor que 180
- Glicemia após 2 horas: menor que 153
Assim, se um ou mais dos resultados vier acima desses respectivos pontos de corte significa que o exame está alterado e provavelmente é o caso de diagnóstico de diabetes gestacional.
É Obrigatório Fazer o Exame de Curva Glicêmica?
Muitas gestantes se questionam se é obrigatório realizar o exame de curva glicêmica. Sim, é um exame importante para rastreamento de diabetes gestacional e por isso é recomendado para todas as gestantes.
No caso das gestantes que têm diagnostico de diabetes já no primeiro trimestre da gestação, não é necessário fazer a curva glicêmica.
Quem Tem Diabetes Precisa Fazer Exame de Curva Glicêmica na gestação?
E quem já tem diabetes, precisa fazer o exame? Não. Quem já tem diagnóstico de diabetes prévio, ou seja, já faz tratamento para antes de engravidar, não precisa e não deve fazer exame de curva glicêmica na gestação. Nesse caso, durante a avaliação médica será indicado os exames necessários e a melhor forma de acompanhamento.
A Importância do Acompanhamento Adequado
O acompanhamento adequado durante a gestação é o melhor cuidado que você pode ter para garantir uma gravidez saudável.
O diagnóstico e tratamento do diabetes na gestação é importantíssimo porque previne várias possíveis complicações que podem ocorrer como:
- Abortamento
- Má formação fetal
- Crescimento exagerado do feto
- Aumento da pressão na gestação
- Complicações no parto
Além de compreender a curva glicêmica para gestantes, é essencial adotar hábitos alimentares e de estilo de vida que promovam o equilíbrio glicêmico.
Sempre converse com seu profissional de saúde sobre a melhor abordagem para manter a glicose sob controle durante a gravidez. Veja aqui algumas dicas para já começar a melhorar os hábitos de vida.
Dicas para uma Gestação com Glicose Sob Controle
Além do acompanhamento médico e da realização da curva glicêmica, existem medidas que a gestante pode adotar para manter a glicose sob controle.
Desde escolhas alimentares saudáveis até a prática de atividades físicas adequadas, essas dicas contribuem não apenas para a saúde da gestante, mas também para o desenvolvimento saudável do bebê já desde a concepção e durante o tempo de vida no útero.
A alimentação adequada é o pilar do tratamento do diabetes na gestação. Inclui alimentos naturais como frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras, ovos e outros. Deve-se evitar alimentos industrializados, excesso de açúcar e outros carboidratos ruins, e o excesso de gordura saturada.
A atividade física também é muito importante pois contribui para um melhor funcionamento da insulina, hormônio que controla a glicose no sangue, ajudando a manter a glicemia controlada juntamente com a alimentação, mesmo sem necessidade de medicamento.
Quanto indicado o tratamento medicamentoso na gestação, a insulina é a primeira escolha, sendo segura e eficaz no controle da glicemia para prevenção das complicações.
O controle do diabetes na gestação deve ser rigorosamente realizado com medida das glicemias capilares (na ponta do dedo) com glicosímetro. Também é liberado na gestação o uso de sensor de glicemia intersticial chamado Libre (o qual não é necessário furar o dedo, podendo escanear com o aparelho ou celular o sensor que é inserido no braço).