Viver bem com diabetes nem sempre é fácil. Fazer medida da glicemia (açúcar no sangue) na ponta do dedo, controle da alimentação, reduzir carboidratos, praticar atividade física, pensar sobre os riscos… Tudo isso é difícil, mas é possível ter uma vida saudável mesmo assim. Na verdade, as recomendações médicas para tratamento do diabetes nada mais são que o recomendado para todas as pessoas que querem ter saúde.
São necessários os mesmos cuidados no dia a dia para prevenir diabetes e outras doenças. Ou seja, fazer consultas de rotina, ter uma alimentação saudável e com equilíbrio, fazer atividade física…. É possível ter uma vida feliz com diabetes com as super dicas para diabetes abaixo.
Fazer consulta médica regularmente
Nas consultas com o especialista em diabetes, certamente você pode falar sobre suas dúvidas. É importante conhecer cada vez mais sobre o diabetes e aprender a lidar com a doença da melhor forma no seu organismo. Você também pode falar sobre seus sentimentos em relação ao diabetes, seus medos e angustias.
Pode também receber orientações sobre como se sentir melhor e como resolver os problemas que podem surgir. Lembrar de fazer consultas com outros médicos quando indicado como especialista da visão, dos rins e do coração, semelhantemente.
Usar os medicamentos prescritos corretamente
O uso correto dos medicamentos prescritos para diabetes é fundamental com a finalidade de ter um bom controle da glicemia. A dose correta e a forma correta de tomar, sem interrupções, é importante para seu efeito adequado no organismo a longo prazo.
Converse com seu médico sobre todas as dúvidas em relação aos efeitos e riscos dos medicamentos, e ele com toda a certeza te explicará. Fale sobre tudo o que sente e pergunte se é normal, não pare de tomar por conta própria ou por orientação de outras pessoas que não o seu médico.
Fazer anotações da glicemia (açúcar no sangue)
Medir a glicemia em casa na ponta do dedo é importante para aprender como o organismo reage à alimentação, atividade física, medicamentos, emoções, doenças e como fazer para melhorar. Deve-se medir a glicemia em jejum, antes e 2 horas após as refeições e anotar. Fique atento não só aos sinais de hipoglicemia (glicose baixa no sangue) mas também de hiperglicemia (glicose alta no sangue).
Aprenda a reconhecer os sinais que seu corpo manifesta para corrigir de forma rápida e eficaz. Sempre levar as anotações nas consultas para avaliação médica conforme a orientação do seu médico. Conhecer o comportamento da diabetes em seu corpo é uma ferramenta incrível para você saber controlá-la.
Fazer exames regularmente
É muito importante fazer exames para avaliação do controle do diabetes e a partir dos exames seu médico pode fazer ajustes no tratamento, tanto na alimentação, quanto nos medicamentos e na atividade física, para atingir o melhor controle possível e primordialmente, prevenir as complicações do diabetes mal controlado.
Fazer acompanhamento com nutricionista
A avaliação com nutricionista é importante para a elaboração do melhor planejamento alimentar e cardápio para você. Isso será feito de acordo com as suas medidas de glicemia, seu corpo, suas preferências alimentares (fale tudo que você gostaria de comer, como pizza, sanduiche, sorvetes, churrasco).
O importante é você tirar o máximo de dúvidas sobre quantidade e frequência que pode comer, fale de sua rotina, do seu tempo e da sua realidade financeira. As vezes para controlar o diabetes você vai precisar fazer uma dieta mais restrita, mas com o passar do tempo e seguindo todas as 10 dicas para viver bem com diabetes seu cardápio pode ser incrementado com muito mais variedades. Se você está acima do peso aproveite para ajustar o planejamento alimentar para emagrecimento.
Fazer atividade física regular
Os exercícios físicos ajudam no controle da glicose pois os músculos consomem a glicose do sangue quando é submetido a um esforço. Ajuda muito no melhor funcionamento da insulina. Isso faz com que seja necessário usar menos medicamentos, melhora o humor, melhora o sono, ajuda a controlar o peso, ajuda a prevenir complicações do diabetes como doenças do coração e da circulação.
Conversar com outras pessoas com diabetes
Você pode conversar com outras pessoas e conhecer outras experiências e conseguir mais dicas para o diabetes que podem te ajudar a no dia a dia. Pode aprender coisas novas, retirar dúvidas, compartilhar suas experiências e também ajudar outras pessoas. Uma ideia genial é aprender novas receitas de culinária.
Ler sobre diabetes em sites confiáveis
A informação e o conhecimento são muito importantes no tratamento do diabetes pois é uma doença que depende muito do comportamento e do comprometimento da pessoa no seu dia a dia para conseguir o melhor controle das glicemias. O site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) tem muitas informações acessíveis. Seja proativo na administração da sua doença e trabalhe em colaboração com seu médico.
Cuide da sua saúde mental
O diabetes pode causar ansiedade e preocupação excessiva. Por isso, é importante cuidar da saúde mental com momentos de descanso, lazer, atividades prazerosas, momentos de descontração, risadas e momentos de oração. Não se sinta frustrado ou desanimado.
Sono adequado
Tenha uma rotina regular de sono, com horário para deitar e levantar, ambiente escuro, silencioso e fresco, evite equipamentos eletrônicos antes de deitar e pratique técnicas de relaxamento.
Portanto, mãos à obra, siga essas 10 dicas para diabetes para viver muito bem e use o que está ao alcance das suas mãos para viver bem e com saúde e prevenir as complicações que podem surgir. Domine o diabetes e viva uma vida plena ao lado de quem você gosta.