É melhor correr ou caminhar? Esta é uma pergunta que parece simples de responder, mas sabia que existem estudos no mundo todo que avaliam qual o mais indicado? E que esses estudos mostram que as duas modalidades são benéficas para a saúde?
Portanto é uma dúvida pertinente, e se existe pesquisadores que analisam esses dados, significa que a atividade física é importante, independente de qual seja, e precisa fazer parte da rotina semanal. Se você é uma pessoa que não tem hábito de exercitar, então tanto a corrida quanto a caminhada será muito interessante. Qualquer uma delas é melhor que ficar parado.
Qual fazer primeiro?
Não tem a certeza se começa a se exercitar fazendo uma caminhada ou uma corrida?
Então o ideal é fazer uma avaliação com um médico, pois essa consulta é muito importante se você é sedentário ou tem um problema de saúde. Dessa maneira será ajustado o melhor exercício para o seu biotipo e será proposto o exercício mais adequado para que você comece.
Logo após a liberação médica, se for possível procure o auxilio de um profissional de educação física, e peça para fazer um programa de treinamento gradativo. Se sua intenção é ser um corredor por exemplo, ele começará colocando para fazer uma caminhada de intensidade leve até alcançar uma intensidade vigorosa com a corrida. É muito importante o corpo se adaptar bem.
Se você não puder contar com a ajuda de um profissional de educação física fale com o médico para ele te orientar como começar. Nunca saia correndo desesperadamente no começo se seu corpo não está preparado ou se tem problemas de saúde.
É melhor correr ou caminhar? Estudos realizados
Tem dúvida qual modalidade traz mais benefícios? Existe um estudo publicado em 2013 nos Estados Unidos que avaliou 49000 participantes. Esse estudo concluiu que fazer corrida gasta mais que o dobro de energia do que caminhar, tanto para homens quanto para mulheres, levando em conta o mesmo tempo gasto para realizar as duas modalidades.
Observou-se também que os corredores tiveram 38% menos risco de hipertensão, 36% menos risco de hipercolesterolemia (colesterol no sangue) e 71% menos risco de diabetes mellitus (diabetes tipo 2) do que os caminhantes.
Foi também constatado que a maior contribuição para a diminuição desses riscos foi a queda do índice de massa corporal (IMC), a gordura armazenada. Ou seja, para um ter um bom resultado independe da atividade que se pratique, desde que ela reduza o índice de massa corporal.
A corrida propicia um aceleramento do metabolismo, ou seja, há uma maior queima de gordura do que a caminhada. Na prática significa que correndo é preciso menos tempo para alcançar uma maior queima de gordura corporal.
A caminhada já é muito importante
Um outro estudo publicado em 2000 nos Estados Unidos classifica a caminhada como atividade de intensidade moderada. A caminhada é recomendada pelo Ministério da Saúde do Brasil, pela Organização Pan-americana de Saúde, pela Associação Americana do Coração e pela Organização Mundial da Saúde.
Se você não sente ânimo para correr ou não gosta muito de suar, então pratique a caminhada, ela é importante como a corrida, traz inúmeros benefícios para o corpo e cérebro. Não pense que somente correr é bom.
Com o intuito de ajudar a população, o Ministério da Saúde do Brasil lançou em junho de 2021 o guia de atividade física para a população brasileira. O material foi elaborado através de uma colaboração da Universidade Federal de Pelotas (Rio Grande do Sul). Participaram também mais de 70 pesquisadores das áreas da atividade física e de saúde, bem como profissionais do Ministério da Educação e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).
Esse guia traz as orientações iniciais básicas e muitas informações sobre atividades físicas, para todas as pessoas. O objetivo é para que a população no geral tenha uma vida ativa, melhorando assim a saúde e qualidade de vida.
E afinal, qual é o melhor, correr ou caminhar?
Com esses estudos temos uma ótima notícia. Tanto correr ou caminhar mostraram-se eficientes para redução dos riscos de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e redução do índice de massa corporal. A vantagem em optar por correr é que se alcança o objetivo mais rapidamente, pois o corpo estará sendo submetido a um condicionamento mais forte. E quem pensa em perder peso alcançará o objetivo pelo menos com o dobro de tempo.
Correr e caminhar aumenta o metabolismo
Praticar a corrida aumenta o esforço dos músculos, então haverá uma necessidade maior produção de energia para manter esses músculos no esforço extra. Esse esforço extra aumenta o gasto energético propiciando assim a quebra das moléculas de gordura armazenadas para produção de energia. Correr submeterá o corpo a algo que não é natural, ou seja, ele será forçado a produzir mais energia para se manter. E todo esse processo aumenta o metabolismo basal.
O metabolismo é naturalmente a energia produzida pelo corpo para ele funcionar, e se o seu corpo é submetido a uma intensidade maior de exercício então o metabolismo aumenta também.
Não importa se você deseja caminhar, correr ou até mesmo fazer outra atividade física. Se uma atividade aumenta o metabolismo então ela vai contribuir para melhorar sua qualidade de vida.
Benefícios da atividade física
Se exercitar produz queima de calorias, certamente você ficara mais animado em saber que existe muitos outros benefícios atrelados a ela. Leia abaixo uma lista de benefícios descrita no guia lançado pelo ministério da saúde sobre exercícios físicos:
- Promove o seu desenvolvimento humano e bem-estar, ajudando a desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade;
- Previne e diminui a mortalidade por diversas doenças crônicas, tais como pressão alta, diabetes (alto nível de açúcar no sangue), doenças do coração e alguns tipos de câncer (como mama, estômago e intestino);
- Ajuda a controlar o seu peso, melhorando não apenas a saúde, mas também a relação com seu corpo;
- Diminui os sintomas da asma;
- Diminui o uso de medicamentos em geral;
- Diminui o estresse e sintomas de ansiedade e depressão;
- Melhora o seu sono;
- Promove prazer, relaxamento, divertimento e disposição;
- Ajuda na inclusão social, e na criação e fortalecimento de laços sociais, vínculos e solidariedade;
- Resgata e mantém vivos diversos aspectos da cultura local.
Portanto, diante dessas informações e tantos benefícios, só precisamos escolher e começar. Qual você escolhe hoje, correr ou caminhar? Qualquer uma das duas pode trazer benefícios para você. Priorize sempre a sua saúde.