A resposta para o que faz a gente engordar é simples: Comer mais do que o necessário para manter o corpo em bom funcionamento. Engordar é o ato do corpo armazenar gordura como uma reserva de energia para ser usada no futuro caso não tenha alimentos disponíveis. Tudo que está sendo armazenado em nosso corpo como gordura é o excesso do que comemos.
Muitos pacientes alegam que engordam porque tem hipotireoidismo, está ansioso ou o metabolismo não funciona. É preciso entender que por si só o corpo não é capaz de ganhar peso, ele sempre vai perder peso se não comer nada. Se há o ganho de peso é porque se está comendo mais do que deveria. O corpo pode até reter líquidos, o que leva a pessoa a aumentar o peso e medida, mas esse processo não é a obesidade.
Existem fatores que fazem desregular o apetite, e levar a pessoa a ter uma fome maior. Mas mesmo assim, só vai engordar se comer mais que a necessidade diária. O corpo humano não é capaz de acumular gordura do nada, para isso acontecer precisa de uma fonte que forneça os macronutrientes para ele processar e armazenar em forma de gordura
A obesidade na história
Fazendo um estudo sobre a gordura na humanidade me deparei com dois fatores interessantes. O primeiro fator é que desde a era paleolítica, passando pela era neolítica e revolução industrial existem dados que mostram que a gordura já estava presente na humanidade. Existem desenhos, estatuetas e escritos desses períodos que mostram a realidade dessa doença já vivenciada pelos habitantes dessas épocas.
O segundo fator é que a taxa de obesidade sempre aumentava à medida que a alimentação se tornava mais fácil. Ou seja, à medida que o homem modernizava a capacidade de produzir e captar alimentos, a obesidade vinha como consequência. Pois já que o alimento era mais abundante e fácil então se podia comer mais e trabalhar menos. Uma combinação ideal para adquirir peso.
Na revolução industrial houve um maior impulsionamento desta doença, pois produzir e transportar contava com a ajuda de maquinários. Os alimentos se tornavam cada vez mais abundantes, baratos, variados e com alta taxa de macronutrientes como a gordura e carboidratos. E em contrapartida as pessoas gastavam menos energia para conseguir eles, pois o trabalho pesado passou a ser feito por máquinas.
Conseguia-se consumir mais também pois a condição financeira de comprar e estocar alimentos era melhor. O homem já não seria tão privado de uma alimentação diária como eram os homens do passado.
Dados preocupantes mostram ainda que em meados deste século teremos um aumento grande de pessoas obesas. A facilidade de acesso a comidas de baixa qualidade nutricional aliada a uma piora na qualidade do sono tende a levar a humanidade a vivenciar muitas pessoas se tornando obesas.
Portanto, o que que faz a gente engordar é o mesmo fator experimentado pelos habitantes do passado: o excesso de comida.
Qualidade dos alimentos faz a gente engordar
Houve também uma deterioração na qualidade da alimentação pelo fato de se consumir muitos alimentos com maior teor de gordura e com mais carboidratos. Domesticar os animais para consumo e plantar colaborou muito para esse fator. Antes era preciso caçar os animais e achar uma local onde o alimento era natural no meio ambiente.
A obesidade é um problema crônico que está aumentando à medida que a alimentação se torna menos saudável. Come-se muito alimentos industrializados e processados, com alta taxa de macronutrientes. Menos porções de alimentos concentram uma alta carga de energia.
Podemos citar por exemplo os sanduiches, embutidos, carboidratos refinados, refrigerantes e álcool como alimentos muito calóricos. Portanto, o surgimento das vendas de alimentos prontos para consumo causou uma explosão nas taxas de obesidade. E um ponto importante é citar que comer errado é mais viável economicamente que comer saudavelmente.
Sair para comer um sanduiche com batatas fritas, refrigerante a vontade e sorvete como sobremesa sai muito mais barato que pedir um prato de carne magra, com salada e uma porção de carboidrato com suco natural.
Outro aspecto importante que contribui muito para a gente engordar é a facilidade de comer alimentos já prontos. A humanidade está cada vez mais sem tempo, e tudo que vier para não atrapalhar é bom. Afinal, preparar uma alimentação saudável demanda muito desse tempo já tão escasso.
É mais fácil chegar em casa tarde, pedir uma pizza e tomar um banho enquanto ela não chega. Não existe cozinha ou vasilhas sujas, e não se vai gastar muito tempo limpando. É uma praticidade mascarada com um grande problema por trás.
Só os alimentos fazem a gente engordar
Como vimos acima, a população mundial está ficando cada vez mais obesa por comer errado e comer mais do que precisa. Uma pessoa pode ter uma ansiedade que faz aumentar a fome, o corpo não precisa de mais alimentos, mas psicologicamente uma forma de suavizar a ansiedade é comer. Essa ansiedade não engorda, é o alimento consumido para aliviar esse sintoma que faz engordar.
Outros fatos que vejo em consultas são pessoas dizendo que tem hipotireoidismo ou usam corticoide e engordam. O hipotireoidismo pode prejudicar reduzindo um pouco o metabolismo, mas o tratamento adequado resolve o problema. O uso de corticoide pode aumentar a fome, e se isso acontecer é preciso ter uma vigilância maior para não comer além do necessário.
Ouço muitos relatos de pessoas dizendo que estão ganhando peso ou não conseguem perder peso porque o metabolismo não ajuda. Alguns até dizem que diminuíram a alimentação e estão praticando atividade física. Fazendo uma simples pesquisa com essas pessoas sobre os hábitos alimentares fica fácil constatar que a alimentação está exagerada e comendo sem necessidade.
Não tente achar um culpado, modere na alimentação
Portanto, tenha ciência que o que faz a gente engordar é comer acima do necessário. Nenhum alimento engorda, nenhuma outra doença engorda. O que pode acontecer é um fator que colabora para a gente acabar comendo mais. Por isso é muito importante procurar um serviço de saúde quando você perceber que sua fome está maior do que antes.
E se está percebendo que está aumentando o peso, monitore o que você está comendo e procure um nutricionista ou médico para que possa te ajudar numa dieta que contenha apenas a quantidade certa para as suas necessidades alimentares diárias. Lá no começo desse artigo eu escrevi que a gordura armazenada no corpo é para ser usada pelo próprio corpo caso não tenha alimentos disponíveis. O problema é que no mundo atual para a maioria das pessoas nunca vai faltar alimentos, logo a gordura armazenada não será utilizada.